Quem Somos
A Cineric Portugal nasce da colaboração entre a Cineric Inc, sediada em Nova Iorque, e a Cinemateca Portuguesa.
A Cineric Inc. é um dos melhores estúdios de restauro e preservação de filme, graças à combinação de processos fotoquímicos tradicionais com as tecnologias digitais mais avançadas. É também o principal fornecedor de efeitos ópticos e ampliações, digitalização, processamento de imagem, digital intermediates e outros serviços de pós-produção. A Cineric já restaurou e preservou mais de 1000 filmes, sendo que entre os primeiros trabalhos se incluem American Graffiti, Os Argonautas, Os Pássaros, Funny Girl e Os Revoltados do Caine.
No arquivo da Cinemateca (ANIM) existe desde 1998 um laboratório de restauro fotoquímico que preserva o seu próprio acervo e presta serviços para vários arquivos na Europa e América do Sul. A experiência de manuseamento de película e trabalho de laboratório faz do ANIM o parceiro ideal da Cineric, que estava à procura de uma base para oferecer serviços digitais na Europa. Eram óbvias as vantagens de ter uma infraestrutura preparada para acolher filmes de nitrato e também as possibilidades de combinar os melhores elementos de restauro analógico e digital.
O nosso estúdio de restauro digital situa-se na Lx Factory, antigo complexo industrial convertido em polo criativo, em Alcântara, Lisboa. Para além de restauro digital, a nossa equipa tem um background em manuseamento e preservação de filme, história do cinema e também em pós-produção, efeitos visuais e composição digital. Desde o nosso começo em 2014, já digitalizámos, restaurámos e fizemos correção de cor a mais de cem filmes, com diferentes formatos e níveis de dificuldade, para clientes em todo o mundo.
O nosso ponto forte é a nossa flexibilidade. Adaptamos o nosso fluxo de trabalho às necessidades dos clientes e estamos sempre a desenvolver novas ferramentas e a testar a tecnologia mais recente para nos mantermos competitivos.
Digitalização
Um bom restauro digital depende da qualidade da digitalização e, com isto em mente, construímos os nossos próprios scanners e desenvolvemos o nosso próprio software para assegurar que obtemos a imagem mais límpida, nítida e estável possível e com a latitude do material original perfeitamente capturada.
- Digitalizamos em resolução de 4K (ou maior, se necessário) numa impressora ótica, o que permite ampliar a imagem até que preencha o sensor, seja 8mm ou Vistavision.
- Digitalizamos tudo com wetgate, um processo que preenche defeitos de superfície com um líquido que tem o mesmo índex de refratividade da base da película e impede-os de passar luz, tornando-os invisíveis. Este processo reduz grandemente a quantidade de limpeza digital necessária, resultando numa imagem menos processada.
- O wetgate permite-nos também usar luz colimada, melhorando assim a definição da digitalização.
- As nossas janelas têm pin register e são ajustáveis à maioria dos encolhimentos para assegurar uma imagem estável, evitando estabilização digital.
- Temos várias janelas e sprockets fabricados por nós para 8mm, super8, 16mm, super16, techniscope, três perfurações, 35mm, vistavision, 55mm e 67/70mm. Também construímos janelas à medida para outros formatos.
- Digitalização HDR. Capturamos a latitude completa de materiais de alta densidade como são exemplo as cópias em nitrato e os originais em kodachrome.
Restauro Digital
Depois da digitalização do filme, há várias ferramentas que podem ser aplicadas para restaurar a qualidade original da imagem, mas o nível de intensidade de cada uma é sempre definido caso a caso. O objetivo final é o de produzir uma imagem digital sem defeitos que possa ser vista como filme.
Focamo-nos em corrigir defeitos que são consequência do uso e da passagem do tempo:
- Instabilidade introduzida por várias etapas de processamento de laboratório, pela qualidade do filme, ou até pelo processo de digitalização.
Deformação, de filme encolhido, de condições de armazenamento ou de exposição prévia aos elementos.
- Cintilação ou flutuações imprevisíveis de luminância que são visíveis dentro do fotograma. Podem ter origem em processamentos anteriores de laboratório e multiplicar-se quando a cópia já tem várias gerações.
- Sujidade, poeiras e riscos. Variam de acordo com o uso da cópia e das duplicações prévias.
- Colagens e consequente instabilidade causada por saltos no processo de digitalização.
- Desvanecimento e flutuação de cor, consequência das condições de armazenamento e de variações de temperatura.
Bolor, consequência da humidade no armazenamento.
- Ruído e grão. O grão é a alma do filme e certificamo-nos de que a sua representação digital tem a mesma vida.
No restauro digital usamos a maioria dos softwares existentes: sobretudo o HS-Art Diamant, mas também o DaVinci Revival, o Pixel Farm Clean, o Fusion e o Dark Energy. Também desenvolvemos programas internamente, como o nosso software de remoção de bolor.
Correção de Cor
A nossa sala de correção de cor está equipada com um projetor DCI Barco DP2K-12C Alchemy e uma tela de quatro metros com índice de reflexão adequado às dimensões da sala. O projetor é calibrado regularmente com o sistema Truelight, para garantir a precisão e fidelidade da cor nos diversos espaços de cor.
- Usamos lookup tables para emular a resposta das mais diversas emulsões de película e com a finalidade de recriarmos a aparência original das cópias de exibição, tanto a cores como a preto e branco.
- O processo padrão de correção de cor que usamos visa simular os métodos analógicos de correção da densidade e da cor do filme. Nos casos em que exista degradação cromática ou desvio de cor, usamos todo o potencial das ferramentas digitais para trazer de volta as cores originais.
Correção de Cor para Novos Projetos
- Usamos todo o potencial das ferramentas digitais para ajudar a transmitir a mensagem e as emoções das obras dos nossos clientes.
- Fazemos correção de cor em diversos espaços de cor simultaneamente, nomeadamente P3 para cinema e Rec709 para televisão.
- Oferecemos várias LUT’s de entrada, para chegarmos rapidamente ao look desejado pelo cliente.
Aluguer da Sala de Projeção
Para além dos nossos serviços de correção de cor, também alugamos a nossa sala de projeção para visionamentos e projetos de correção de cor externos.
As nossas especificações técnicas são:
- Projetor Barco DP2K-12C Alchemy, com carregamento de DCP
- Tela de quatro metros
- Output 2048×1080 2K-DCI
- Sistema de som 5.1 surround, de referência
- Software Da Vinci Resolve 16
- Estação Fuze-Clipster
- LTO-7 Ultrium Tape Drive
- Painel de controlo Tangent Element
Podemos entregar o produto final em todo o tipo de formatos, sejam suportes de preservação ou de exibição, digital ou transposto para película.
Lisboa
Para mais informações, contacte-nos através do email info@cineric.pt
A nossa morada:
Cineric Portugal
Rua Rodrigues de Faria, nº 103
Edifício I, Piso 1, Espaço 1.15C
1300-501 Lisboa
(+351) 211 965 268