Quem Somos

A Cineric Portugal nasce da colaboração entre a Cineric Inc, sediada em Nova Iorque, e a Cinemateca Portuguesa.

A Cineric Inc. é um dos melhores estúdios de restauro e preservação de filme, graças à combinação de processos fotoquímicos tradicionais com as tecnologias digitais mais avançadas. É também o principal fornecedor de efeitos ópticos e ampliações, digitalização, processamento de imagem, digital intermediates e outros serviços de pós-produção. A Cineric já restaurou e preservou mais de 1000 filmes, sendo que entre os primeiros trabalhos se incluem American Graffiti, Os Argonautas, Os Pássaros, Funny Girl e Os Revoltados do Caine.

No arquivo da Cinemateca (ANIM) existe desde 1998 um laboratório de restauro fotoquímico que preserva o seu próprio acervo e presta serviços para vários arquivos na Europa e América do Sul. A experiência de manuseamento de película e trabalho de laboratório faz do ANIM o parceiro ideal da Cineric, que estava à procura de uma base para oferecer serviços digitais na Europa. Eram óbvias as vantagens de ter uma infraestrutura preparada para acolher filmes de nitrato e também as possibilidades de combinar os melhores elementos de restauro analógico e digital.

O nosso estúdio de restauro digital situa-se na Lx Factory, antigo complexo industrial convertido em polo criativo, em Alcântara, Lisboa. Para além de restauro digital, a nossa equipa tem um background em manuseamento e preservação de filme, história do cinema e também em pós-produção, efeitos visuais e composição digital. Desde o nosso começo em 2014, já digitalizámos, restaurámos e fizemos correção de cor a mais de cem filmes, com diferentes formatos e níveis de dificuldade, para clientes em todo o mundo.

O nosso ponto forte é a nossa flexibilidade. Adaptamos o nosso fluxo de trabalho às necessidades dos clientes e estamos sempre a desenvolver novas ferramentas e a testar a tecnologia mais recente para nos mantermos competitivos.

Digitalização

Um bom restauro digital depende da qualidade da digitalização e, com isto em mente, construímos os nossos próprios scanners e desenvolvemos o nosso próprio software para assegurar que obtemos a imagem mais límpida, nítida e estável possível e com a latitude do material original perfeitamente capturada.

  • Digitalizamos em resolução de 4K (ou maior, se necessário) numa impressora ótica, o que permite ampliar a imagem até que preencha o sensor, seja 8mm ou Vistavision.
  • Digitalizamos tudo com wetgate, um processo que preenche defeitos de superfície com um líquido que tem o mesmo índex de refratividade da base da película e impede-os de passar luz, tornando-os invisíveis. Este processo reduz grandemente a quantidade de limpeza digital necessária, resultando numa imagem menos processada.
  • O wetgate permite-nos também usar luz colimada, melhorando assim a definição da digitalização.
  • As nossas janelas têm pin register e são ajustáveis à maioria dos encolhimentos para assegurar uma imagem estável, evitando estabilização digital.
  • Temos várias janelas e sprockets fabricados por nós para 8mm, super8, 16mm, super16, techniscope, três perfurações, 35mm, vistavision, 55mm e 67/70mm. Também construímos janelas à medida para outros formatos.
  • Digitalização HDR. Capturamos a latitude completa de materiais de alta densidade como são exemplo as cópias em nitrato e os originais em kodachrome.

Restauro Digital

Depois da digitalização do filme, há várias ferramentas que podem ser aplicadas para restaurar a qualidade original da imagem, mas o nível de intensidade de cada uma é sempre definido caso a caso. O objetivo final é o de produzir uma imagem digital sem defeitos que possa ser vista como filme.

Focamo-nos em corrigir defeitos que são consequência do uso e da passagem do tempo:

  • Instabilidade introduzida por várias etapas de processamento de laboratório, pela qualidade do filme, ou até pelo processo de digitalização.
  • Deformação, de filme encolhido, de condições de armazenamento ou de exposição prévia aos elementos.
  • Cintilação ou flutuações imprevisíveis de luminância que são visíveis dentro do fotograma. Podem ter origem em processamentos anteriores de laboratório e multiplicar-se quando a cópia já tem várias gerações.
  • Sujidade, poeiras e riscos. Variam de acordo com o uso da cópia e das duplicações prévias.
  • Colagens e consequente instabilidade causada por saltos no processo de digitalização.
  • Desvanecimento e flutuação de cor, consequência das condições de armazenamento e de variações de temperatura.
  • Bolor, consequência da humidade no armazenamento.
  • Ruído e grão. O grão é a alma do filme e certificamo-nos de que a sua representação digital tem a mesma vida.

No restauro digital usamos a maioria dos softwares existentes: sobretudo o HS-Art Diamant, mas também o DaVinci Revival, o Pixel Farm Clean, o Fusion e o Dark Energy. Também desenvolvemos programas internamente, como o nosso software de remoção de bolor.

Correção de Cor

A nossa sala de correção de cor está equipada com um projetor DCI Barco DP2K-12C Alchemy e uma tela de quatro metros com índice de reflexão adequado às dimensões da sala. O projetor é calibrado regularmente com o sistema Truelight, para garantir a precisão e fidelidade da cor nos diversos espaços de cor.

Correção de Cor para Restauro

  • Usamos lookup tables para emular a resposta das mais diversas emulsões de película e com a finalidade de recriarmos a aparência original das cópias de exibição, tanto a cores como a preto e branco.
  • O processo padrão de correção de cor que usamos visa simular os métodos analógicos de correção da densidade e da cor do filme. Nos casos em que exista degradação cromática ou desvio de cor, usamos todo o potencial das ferramentas digitais para trazer de volta as cores originais.

Correção de Cor para Novos Projetos

  • Usamos todo o potencial das ferramentas digitais para ajudar a transmitir a mensagem e as emoções das obras dos nossos clientes.
  • Fazemos correção de cor em diversos espaços de cor simultaneamente, nomeadamente P3 para cinema e Rec709 para televisão.
  • Oferecemos várias LUT’s de entrada, para chegarmos rapidamente ao look desejado pelo cliente.

Aluguer da Sala de Projeção

Para além dos nossos serviços de correção de cor, também alugamos a nossa sala de projeção para visionamentos e projetos de correção de cor externos.

As nossas especificações técnicas são:

  • Projetor Barco DP2K-12C Alchemy, com carregamento de DCP
  • Tela de quatro metros
  • Output 2048×1080 2K-DCI
  • Sistema de som 5.1 surround, de referência
  • Software Da Vinci Resolve 16
  • Estação Fuze-Clipster
  • LTO-7 Ultrium Tape Drive
  • Painel de controlo Tangent Element

Podemos entregar o produto final em todo o tipo de formatos, sejam suportes de preservação ou de exibição, digital ou transposto para película.

Lisboa

Para mais informações, contacte-nos através do email info@cineric.pt

A nossa morada:

Cineric Portugal
Rua Rodrigues de Faria, nº 103
Edifício I, Piso 1, Espaço 1.15C
1300-501 Lisboa

(+351) 211 965 268