Filmes

Uma seleção do nosso trabalho:

  • A partir da única cópia 35mm existente, digitalizámos, restaurámos e fizemos a correção de cor do filme Ring of Fury, para o Asian Film Archive. A cópia mostrava sinais de deterioração severa, descoloração e sofria de síndroma do vinagre, responsável por diferentes níveis de encolhimento e deformação.
  • Um dos maiores desafios do processo de restauro digital foi a remoção do bolor, tornada possível por um software desenvolvido por nós que detetou e atenuou grande parte do bolor nos canais verde e azul. Foi também necesssária uma passagem meticulosa de limpeza manual.
  • A correção de cor foi um desafio devido ao desvanecimento das cores. O nosso objetivo foi o de restaurar a separação e saturação das cores e, ao mesmo tempo, manter naturais os tons de pele e minimizar a presença de bolor.

Footage From ‘THREE BAD MEN’ Courtesy of Twentieth Century Fox. All rights reserved.

  • Este clássico de John Ford foi um dos filmes que se perdeu no incêndio dos cofres da Fox em 1937. Digitalizámos (4K, wetgate) o único interpositivo 35mm existente, guardado nos arquivos do MoMA e que serviu de master às restantes cópias do filme.
  • O processo de restauro digital consistiu em intensa estabilização, redução de cintilação e atenuação de deformações. Aplicámos filtros de remoção de poeiras e de riscos, seguidos por uma cuidada limpeza manual dos restantes danos.
  • A correção de cor do preto e branco foi feita em Portugal, enquanto que as tintagens finais de alguns dos planos foram aplicada na Cineric Inc. em Nova Iorque, sob supervisão dos curadores do MoMA.
  • Manoel de Oliveira fez duas versões deste documentário. A versão longa, aqui mostrada, sobreviveu apenas numa cópia desvanecida que está guardada no arquivo da Cinemateca Portuguesa.
  • Digitalizámos o filme em 4K, com wetgate, e fizemos uma pequena limpeza de poeiras e sujidades.
  • O maior desafio foi a correção de cor, onde tentámos restaurar as cores e saturação usando a versão curta do filme como referência.
  • O filme chegou-nos da Filmoteca Española já digitalizado e com correção de cor.
  • Estabilizámo-lo e limpámo-lo de sujidades e riscos. Tendo o cuidado de preservar a estrutura do grão, atenuámos bolor e manchas que estavam presentes em quase todos os fotogramas.

 

  • A única cópia 16mm existente deste filme foi digitalizada em 4K, com wetgate, para o Asian Film Archive. O filme estava danificado pelo síndroma do vinagre e mostrava danos substanciais causados pela presença de bolor, além de um desvanecimento grande da cor.
  • No restauro, o bolor foi o nosso maior desafio e o nosso software, em conjunção com o software Diamant, foram determinantes para o resultado obtido.
  • Na correção de cor, a nossa única referência para este filme era uma versão vídeo, completamente magenta. O nosso trabalho consistiu em restaurar a separação e saturação de cores tendo o cuidado de minimizar a presença de bolor. O resultado final foi obtido com a supervisão do Asian Film Archive.

 

  • O filme de António Reis e Margarida Cordeiro foi digitalizado a partir do negativo 35mm, em 4K com wetgate, para a Cinemateca Portuguesa.
  • O restauro digital consistiu numa leve remoção de poeiras e estabilização. Nos planos com legendas, mantivemo-las estáveis em detrimento da imagem em fundo, privilegiando o visionamento original.
  • Usámos a cópia restaurada pela Cinemateca Portuguesa como referência para a correção de cor. Tivemos também o privilégio de trabalhar com o diretor de fotografia do filme, Acácio de Almeida, para a finalização do projeto.